
Porque preconizo a equiparação dos direitos civis e politicos das mulheres aos dos homens, EUFÊMEA pode ser um blog feminista. Porque sou admiradora confessa de Catarina Eufémia, EUFÊMEA pode ser considerado um blog reivindicativo, contestatário, lutador. Porque - ainda por cima - sou alentejana e baleizoeira, EUFÊMEA é também um blog isento de eufemismos.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
...por correio verde!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Condenados pela casa amarela. Se fosse vermelha...

Até já!
Estive atenta aos comentários e a seu tempo responderei para encerrarmos de vez o tema "Mais Alentejo". Até já!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Prémios + Alentejo: tenham vergonha!

Tem um bom grafismo (com notórias evoluções), tem uma boa fotografia - isto para falarmos da forma. Já no que concerne ao conteúdo... falemos primeiro das crónicas de opinião escritas por gente cheia de boa vontade que não ganha nada por elas, gente reconhecida nas áreas sobre as quais debita. Até aqui tudo bem.
E quanto ao estatuto editorial? O que o define? Como se define?
Tanto quanto sei e posso comprovar (lendo-a) esta revista mais não faz do que ir atrás dos seus interesses publicitários, publicando temas (sejam notícias, entrevistas ou reportagens) que dizem respeito a uma autarquia, por exemplo, se a própria se comprometer a anunciar uma festa ou romaria local. Não é o interesse do leitor, a pertinência dos temas que urge colocar em prmeiro lugar. Quem dita as regras e os alinhamentos desta revista são os seus anunciantes.
Mas há mais! Atente-se à ficha técnica e contem-se os jornalistas que por lá já passaram sem nunca constituirem equipa, assim como as secretárias de redacção ou os comerciais. Seguros, seguros estão o editor, a fotógrafa/publicitária e o designer, vulgo, marido, mulher e filho, respectivamente.
Onde é distribuída? Quantos leitores atinge? Quantos assinantes tem? Quantas foram já as gráficas que a imprimiram e quantos calotes foram ficando por pagar? Quantas distribuidoras já lhe pegaram e quantas têm dinheiro a receber?
E lá vêm eles mais uma vez com as edições dos prémios "Mais Alentejo": tenham vergonha!
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Ainda as questões do turismo...
Não tarde são onze e meia da noite e ninguém sabe ainda de nada!
Lopes Guerreiro critica PCP (mais uma vez)
Isso verifica-se, com demasiado frequência, em organizações culturais, desportivas, recreativas, sociais, sindicais, empresariais, autárquicas, políticas… Quando perdem a maioria criam organizações similares em que possam voltar a mandar.
Se essa situação é prejudicial em qualquer parte aqui, no Alentejo, ainda é mais prejudicial, porque somos poucos e quanto mais divididos mais dificuldades temos em alcançar os nossos objectivos comuns.Em vez de pretendermos impor as nossas ideias e intenções, os nossos planos e projectos a todo o custo, deveríamos antes tentar envolver e empenhar a maioria neles ou, se e enquanto não o conseguirmos, participar no que a maioria decidir.(..)"
Será que li nestes excertos de Lopes Guerreiro uma crítica à posição assumida pelas autarquias comunistas no que diz respeito à ARTA?
Lêndias d' Encantar: próxima estreia!

Ainda bem não... e zás que já nos brindam com outra!
Depois de "Nunca estive em Bagdad", que teve lugar no passado mês de Outubro, o grupo de teatro Lêndias d'Encantar estreia agora a 11 de Novembro, na sala estúdio do Pax Júlia, "As Criadas".
Estou curiosa por conhecer em palco Tanya Ruivo e Ricardo Brito, as novas aquisições!
domingo, 9 de novembro de 2008
Nova seccção: feiras!
quem se terá lembrado de, no meio das grandes secções que devem caracterizar (e bem!) um periódico, como a de economia, sociedade, cultura e desporto, quem se terá lembrado - dizia eu - de introduzir o item feiras? Hum?
ARTA: um mau começo!
Porquê? O artigo não explicava, tendo adiantado, apenas, que as autarquias dissidentes são todas comunistas.
Então e a cidade que acolhe a ARTA - Beja - não se integra na mesma?
Alguém me explica isto? O que está por detrás disto?
As escolhas de Marcelo!
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Semanário sem editor de desporto
domingo, 2 de novembro de 2008
Uma semana na cidade: notícias!
à estampa um semanário dava destaque às seguintes notícias:
1 - Um dos maiores lagares da Península Ibérica começou a laborar em Ferreira do Alentejo após um investimento estrangeiro de 3,3 milhões de euros;
2 - A Universidade Sénior aumentou o número de alunos e de disciplinas no segundo ano de funcionamento;
3 - O Agrupamento de Escolas de Santa Maria viu garantidas e reforçadas as condições de segurança que tanto reivindicava;
4 -A exposição "O Coração da Terra - Aspectos da Ruralidade na Arte Europeia", organizada pela Câmara Municipal local e pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja vai estar patente até ao próximo dia 30 de Novembro na Galeria dos Escudeiros;
5 - A GNR pode vir a garantir a segurança no aeoroporto de Beja;
6 - A Casa da Cultura de Beja abriu as inscrições para os ateliers permanetes com nova gama de ofertas;
7 - Abriu a loja Telepizza!!!!!
Mas há mais....
78- O Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento (PIDDAC) diminui em 23% no distrito de Beja segundo o Orçamento de Estado para 2009;
9 - Os quase 900 habitantes de Albernôa continuam sem cuidados médicos há mais de dois meses;
10 - O investimento no alargamento ou na reconstrução de uma nova biblioteca para a cidade não foram considerados uma prioridade pela Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos;
11 - A plantação de olival de forma intensiva ameaça o meio ambiente no Alentejo, asseguram especialistas;
12 - A construção no novo Hospital de Dia de Beja está parada há mais de 15 dias porque a Unidade de Saúde do Baixo Alentejo denunciou o contrato com o empreiteiro da obra.
E assim se resume o que se passou de relevante numa semana na cidade.