quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Prémios + Alentejo: tenham vergonha!



Tem um bom grafismo (com notórias evoluções), tem uma boa fotografia - isto para falarmos da forma. Já no que concerne ao conteúdo... falemos primeiro das crónicas de opinião escritas por gente cheia de boa vontade que não ganha nada por elas, gente reconhecida nas áreas sobre as quais debita. Até aqui tudo bem.

E quanto ao estatuto editorial? O que o define? Como se define?

Tanto quanto sei e posso comprovar (lendo-a) esta revista mais não faz do que ir atrás dos seus interesses publicitários, publicando temas (sejam notícias, entrevistas ou reportagens) que dizem respeito a uma autarquia, por exemplo, se a própria se comprometer a anunciar uma festa ou romaria local. Não é o interesse do leitor, a pertinência dos temas que urge colocar em prmeiro lugar. Quem dita as regras e os alinhamentos desta revista são os seus anunciantes.

Mas há mais! Atente-se à ficha técnica e contem-se os jornalistas que por lá já passaram sem nunca constituirem equipa, assim como as secretárias de redacção ou os comerciais. Seguros, seguros estão o editor, a fotógrafa/publicitária e o designer, vulgo, marido, mulher e filho, respectivamente.

Onde é distribuída? Quantos leitores atinge? Quantos assinantes tem? Quantas foram já as gráficas que a imprimiram e quantos calotes foram ficando por pagar? Quantas distribuidoras já lhe pegaram e quantas têm dinheiro a receber?

E lá vêm eles mais uma vez com as edições dos prémios "Mais Alentejo": tenham vergonha!

8 comentários:

sim disse...

Realmente, a qualidade da revista Mais Alentejo - de longe o melhor produto jornalístico com sede em terras alentejanas e reconhecidamente um dos mais aplaudidos a nível nacional - é geradora de múltiplas dores de cotovelo e intensa inveja. O(s) cobardes ou a(s) cobardes que se escondem no anonimato para fazer as mais torpes calúnias e mentiras, outra coisa não merecem senão retractar-se em tribunal. Dei já instruções ao meu advogado para agir em conformidade.
António Sancho
Director
revista Mais Alentejo

nikonman disse...

Não tenho opinião, pois é produto que não consumo.

be(i)ja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
be(i)ja disse...

nikonman - Não tem opinião, pois é produto que não consome ou precisamente por ter opinião é que é produto que não consome?

be(i)ja disse...

Sr Director - Fico a aguardar.
Se houvesse um prémio Mais Alentejo denominado processos perdidos, o Sr. ganhava-o certamente!

nikonman disse...

@be(i)ja - julgo ter lido 3 ou 4 exemplares da revista, há já vários anos. Conheço alguns dos cronistas de então(não sei se continuam) e foi publicação que nunca mais li. Devo acrescentar que, na altura, me fazia alguma confusão a promoção das qualidades das fotografias da cônjuge do Director. Achei a coisa um bocado provinciana. Nada tenho contra a referida publicação. Mas não a consumo. E com isto quero dizer que não a compro e também não a leio. E até hoje ainda não arranjei argumentos que me motivem a lê-la!

nikonman disse...

Já agora, e como ando por aqui, a que se refere o Director António Sancho ao fazer acusações de calúnia e referências a cobardes anonimatos? Um boa dose de bom senso não ficaria mal ao Director do "melhor produto jornalístico com sede em terras alentejanas", certo?

H disse...

Cara Beija, foi-lhe deixada uma carta aberta no meu blogue, sobre este tema!