terça-feira, 6 de outubro de 2009

Legislativas ao "ralanti"

AS CONSTATAÇÕES
De pouco vale escrever agora tão à posteriori se for apenas para constatar o óbvio, mas não me contenho e em apenas uma frase diria: A ESQUERDA GANHOU.
O PS porque obteve o maior número de votos apesar de ter perdido a maioria absoluta e consequentemente um considerável número de deputados, a CDU porque ganhou mais um deputado embora tenha passado a ocupar o lugar de 5.ª força política e o BE porque mais do que duplicou a votação e o número de deputados, sendo a força política que mais cresceu. Portanto, A ESQUERDA GANHOU EM PORTUGAL.

AS INDIGNAÇÕES
Parêntesis para não se ignorar que também o CDS subiu e bastante.
Fê-lo à conta de um discurso xenófobo acerca do rendimento social de inserção proferido como se Portugal não fosse um país de gente pobre e desempregada e miserável e à conta de um discurso salazarento sobre as forças de segurança fazendo apelo ao medo.
Será entre PS e CDS que se farão às coligações, pois só assim se obterá maioria de votos no Parlamento. Mas fica por perguntar se em Portugal prevalece cada vez mais a ideia de que os piores são elevados a melhores, isto é, aqueles que mais se desenrascam, melhor se safam, mais mentem são os que mais singram?
É isso que os portugueses vêem em Sócrates e em Portas? Autoridade, autoritarismo, confronto mas também capacidade de desenvencilhanço? Chico-espertismo? Sim. Porque estes são os homens dos cursos feitos ao domingo via fax, do caso Freeport e do caso Moderna! Estes são os homens que vão governar Portugal.
Valha-nos a oposição. De um certa esquerda. A ESQUERDA QUE GANHOU.

4 comentários:

H disse...

gajas de esquerda...

be(i)ja disse...

H - havia um que dizia "em nas "vendem" de unhas pintadas nãm dô nada por elas". assim estás tu com as "gajas de esquerda"

Anónimo disse...

É o H cada vez mais reacionário...pois que de xenofobo já lhe conheciamos umas facetas...

H disse...

E anónimo sabe o que a palavra quer dizer?