terça-feira, 9 de novembro de 2010

SONOTONE para os NARCISOS

o tema pode ser recorrente. talvez. admito. admito porquanto sei que me incomoda e cada vez mais. aflige-me esta lufa-lufa desenfreada que vai na cabeça das pessoas. de algumas pessoas. certas vezes tenho vontade de lhes enfiar um ansiólítico guela abaixo.
o zum-zum, a pressa, a correria, a urgência, o fim-do-mundo em cuecas e o último grito da batata frita está no interior de cada cérebro.
ninguém tem tempo para nada.
ninguém tem tempo para ninguém.
porém, pessoas assim não se dão conta que gastam demasiado tempo consigo próprias. tal e qual a lenda de narciso que espreitando o rio viu a sua imagem reflectida e ficou encantado consigo. dai advém a palavra narcisismo e a todos e todas quanto assim se comportam eu costumo chamar-lhes isso mesmo NARCISOS e NARCISAS.
são, regra geral, pessoas que não se desvinculam de si próprias, que vêm o mundo girar à sua volta, à volta do seu umbigo. gostam de falar porque gostam de se ouvir. masturbações ao vivo. ao telefone, nas reuniões, nas mesas de café.
pessoas também, por norma, pouco atentas aos outros, às suas necessidades, aos seus estados de espírito, às suas expressões corporais e até faciais.
falam, falam, falam. ou melhor vomitam. vomitam para cima de nós fazendo de nós baldes do lixo.
estou tão cansada de pessoas assim. e volto a falar delas porque recentemente descobri que a culpa é minha. gramar com elas e aturá-las só depende de mim. fi-lo (sim! porque já não o faço mais!) porque essas pessoas me davam a possibilidade de dormir enquanto existiam já que não lhes importava muito saber o que me ia na cabeça! enquanto falavam podia fazer na minha cabeça listas de compras, as contas do mês, mudar os móveis da casa toda contando que as deixasse falar.
e do lado de lá nem uma pergunta. então como te sentes? então como te corre o trabalho? como te sentes outra vez? (esta é a pergunta mais importante e pertinente que pode fazer-se a alguém), tens passado bem? que planos tens para amanhã? e para depois? e para a vida? estás doente? o que é que precisas? e os teus irmãos como estão?
NADA!
há pessoas que só elas estão doentes, só elas têm problemas, só elas têm casos amorosos, só elas têm mães chatas e pais ausentes, só o carro delas é que pifa, só o dinheiro delas é que não estica, só elas, elas, elas.
só essas pessoas são capazes de estar a falar ao telefone 13 minutos e 52 segundos sobre si próprias e no segundo 51 perguntam e "está tudo bem?".
este natal vou oferecer uns aparelhos SONOTONE, sob pena de colocar em causa amizades promover rupturas dolorosas com riscos acrescidos para os doentes em questão!

Justificar completamente

2 comentários:

anademar disse...

pois...

Camolas disse...

Poças! logo agora que eu ia desabafar