quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

o meu natal

Reunimo-nos muitas vezes. Ou melhor...algumas vezes.
E para nós o Natal é mais uma dessas reuniões.
De família.
Onde cada um prepara com esmero aquilo que melhor sabe cozinhar.
Onde em cada ano cada um prepara a sua casa para albergar.
E onde se escolhem prendas para trocar entre uns e outros.
Especialmente para as crianças.
Sem consumismos desmesurados.
Isto é o meu Natal.
Em tempos já fomos muitos mais.
Depois fomos diminuindo a largura da festa.
Agora cingimo-nos à família nuclear.
E a data costuma ser precisamente isso: a celebração da família.
Sem questões católicas, apostólicas, romanas.
Antes por tradição.
E eu pergunto: haverá coisa mais importante que a nossa própria família?
Para mim não.
Ou que os amigos?
Também não.
Por isso, para todos eu desejo uma boa noite e um bom dia de Natal passado em família e entre amigos (com ou sem prendas, tanto faz), mas com saúde e harmonia.

6 comentários:

EU disse...

um beijinho muito especial para ti AMIGA e...um bom natal...
uma abraçinho muito apertadinho
Bêjos

Camolas disse...

Mais uma vez sou do contra, considero a família organização social mais egoísta à face da terra e a causa das grandes injustiças sociais.

ps:shiuuu!!não contes nada ao bispo de Beja

H disse...

Beijo grande, extensivo à fotocópia, ao simpático e ao que não me grama!

Anónimo disse...

Para que constasse era capaz de ser interessante ler-te sobre o Natal de "outros tempos", pois creio serem situações cada vez mais raras e que vistas sob o teu olhar prespicaz será concerteza um texto que nos vai deleciar.Esperamos pelo texto...AR

be(i)ja disse...

EU - Obrigada! Para ti também.
Camolas - Haja uma instituição, pelo menos uma, egoísta à face da terra. Que se proteja a si própria e aos seus! Não tem manos? manas? filhos?
H - Obrigada. Serão entregues. Espalha uns meus aí por casa também.
Anónimo - Vou pensar no seu desafio. Seria interessante, pois os meus Natais eram deveras belos.

Camolas disse...

É precisamente nessa super protecção para com "os seus" que o problema reside. "Os seus" engordam e vomitam de tanta fartura os outros esgravatam como as galinhas à procura de minhocas.