sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Você na TV!

“Na terra acho, na terra deixo” é o nome de um documentário a exibir na próxima segunda-feira, dia 16, na RTP2. Trata-se de um trabalho sobre a figura e a obra do conhecido poeta do povo, António Aleixo.
Nele se dá voz a familiares e amigos dando-lhes a oportunidade de contarem como foi esse grande homem, como foi a sua vida e a época em que viveu, pretendendo-se desmistificar a denominação de poesia popular muitas vezes associada a um certo número de representações negativas que a situam ao lado da literatura menor.
Mas, além de documentário, “Na terra acho, na terra deixo” tem também uma componente ficcionada onde António Aleixo é uma presença “real” através de um actor que o representa em determinadas situações, humanizando a referência à sua figura, fazendo-nos viajar no tempo, aproximando o espectador do artista.
O actor em causa é Rui Cabrita. Um moço talentoso que faz teatro em diversas companhias; que dá aulas de expressão dramática, todas as manhãs, num colégio; que posa nu para os alunos de arte da universidade; que até já fez anúncios televisivos e que quando quer mesmo ganhar dinheiro tem que ser luminotécnico porque as artes infelizmente dão mau viver.
Este moço é o marido da minha irmã. O meu cunhado. Aquele! O actor. O Rui Cabrita. Um moço talentoso que faz teatro em diversas companhias; que dá aulas de expressão dramática, todas as manhãs, num colégio; que posa nu para os alunos de arte da universidade; que até...... Esse mesmo: o actor. O Rui Cabrita! O meu cunhado. O marido da minha irmã. Aquele que...

Sem comentários: