quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Escritores com alma à mostra

Um dia decidi que não gostava de biografias. Pelo menos de escritores. A culpa foi de Isabel Allende. Depois de ler "Paula" o seu livro auto-biográfico ficaram destruídas todas as minhas ilusões e fantasias. Através de "Paula" percebi que todo o mistério de "A Casa dos Espirítos", de "Eva Luna", de "O Plano Infinito" e de "Amor e de Sombra" tinham um fundo real. E todos me surgiram desmascarados. Não gostei! Fiquei zangada com a romancista que me revelava as suas fontes de ficção. Portanto, nunca li uma biografia.
Mas agora:
depois de ouvir António Lobo Antunes a dizer que se irrita quando as pessoas lhe dizem "gosto das suas crónicas" (eu que tanto lhe adoro as crónicas);
depois de o ouvir dizer que para ele as ditas são um género menor, ao contrário dos livros (não posso escrever romances) que ele tanto valoriza;
depois disto resolvi conhecer primeiro o homem, entrar-lhe na cabeça, saber-lhe da vida real para tentar compreender as suas obras.
Resolvi ler "Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes". Uma biografia. A minha primeira biografia. Depois conto-vos...

Sem comentários: