sábado, 31 de outubro de 2009

Boato(s)

Não gosto de boatos. Espalham-se como ervas daninhas. Minam tudo em seu redor. São destrutivos. Carecem de prova. Nunca identificam o primeiro portador. Não conferem direito de resposta. São cobardias a circular de boca em boca. Nunca os reproduzo. Nem lhes dou ouvidos.

A não ser o de ontem, claro. Que espeto aqui no meu blogue. Que vou gravar. Dar aos meus amigos e espalhar por aí.

Falo do boato de JPSimões, o seu mais recente álbum. JPSimões, ex-membro do extinto sexteto Quinteto Tati e Ex-membro da célebre banda Belle Chase Hotel que já tivemos oportunidade de ver em Beja, na Casa da Cultura, há uns belos sei lá quantos anos.

O boato de JPSimões está carregado de insanidades, degradação, deboche, charme, contestação, volúpia, trechos de psicoterapia, doses de ansioliticos, dramas chicobuarquianos, tons sul americanos, bossa que não é nova, álccol em tons bourdeaux.

JP escutei-o ontem numa sala pequena e escura, numa óptima performance. E gostei. E comprei-o em formato cd que ele assinou com carinho para a ...

E agora o boato espalha-se assim pelos ares da minha casa, pelo estereofonia, pelas janelas e portas "cantam, juram que viram as asas, os olhos vazados, os braços sinceros suspensos no ar, hoje garantem que esteve a pairar numa luz invulgar"/ "nem amor, nada te cura, ninguém sabe se a loucura terá fundo"/ "mas quem me vem dizer agora que ele sofre, que ele chora sem motivos, sem razões?"/ "e despimo-nos à pressa para ir ao cinema: ai a graça do amor"/"eu fingi ter prazer, gritei, pus-me a gemer, mas nunca desliguei, pensei sempre em sair com estranhos nalgum bar, gozar, rir-me de ti"/ "pouco me interessa mulheres ou amigos: beijos, promessas, que perigo, que perigo"/ "às tantas achas tonta esta carta tardia, perco a conta aos anos: em tantos, parece que passou um só dia"/ "ela chegou tão aflita e ele pensou: como é bonita!"/ "mata-me de rir"/ "se por acaso me vires por aí, disfarça, finge não ver, diz que não pode ser"/ "para quem não saiba eu gosto do mosto, do rosto animal, do cão que há num homem bem posto, da sofreguidão mais carnal"/ "já vi que o amor se cansa logo que acaba a dança"/"sempre que a noite cai ela vem e vai nos meus braços como se eu fosse o mar e navega até se cansar"

4 comentários:

anademar disse...

O JP Simões?! Eu trazia-o para casa e punha-o na mesa de cabeceira a cantar só para mim.... baixinho ao meu ouvido!

H disse...

Eu por acaso tive o prazer de ver (com uma tipa que se despe em publico) e fiquei encantado!!!

be(i)ja disse...

Chéri - e em francês sussurado.. hum?

be(i)ja disse...

H - Sim. Não calhava mal...mas pensando bem era escusado. Ele basta! Chega e sobra!