quarta-feira, 1 de julho de 2009

Prometes? Schiuuuuuu

Um segredo só o é depois de ser partilhado com alguém.
Foi o que fiz. Quando construi este blogue depositei esse segredo no colo de uma amiga muito amiga. Mas ela, por sua vez, sem querer, contou a outrém, desta feita amiga também. Em comum. Fiquei tranquila. Passámos a ter as 3 um segredo nosso.
Depois, dispensando revelações, ele foi descoberto por outra pessoa. Por sinal, um amigo também e aí ficámos os 4 metidos nele. No segredo. Foi mérito, foi perspicácia, foi descuido meu, passos muito próprios que me identificam, a mania que tenho de não saber mentir, enfim, não sei: ele descobriu!
Mais tarde, o episódio repetiu-se e o segredo foi descoberto por outra pessoa. E mais uma vez repito: não sei se por mérito do descobridor se por demérito meu.
O que é certo é que receio que o segredo se tenha perdido aí. Precisamente nesse ponto. Porque não sei se esse alguém contou a outra pessoa e se calhar a outra e se calhar a outra, embora, muito lá no fundo, eu espere realmente que não.
E agora, desde que descobri isso que anda a pairar na minha cabeça este assunto que me incomoda. Distraio-me, vou trabalhar (ando, aliás, asoberbada), mas volta e meia pimba! lá volta ao de cima. É que eu sou mesmo assim. Fico obstinada quando alguma coisinha não corre lá como eu tinha previsto ou me foge ao controle. Ui, ui.
Vou pensar nas vantagens que tinha em ter escondida a minha identidade e nas vantagens que me trás tê-la, agora, a descoberto.
Uma coisa é certa: passarei a ter certos filtros, certos limites, certos condicionalismos e ficarei menos à vontade.
Ou não! Pois, por outro lado, sinto-me maior e mais verdadeira por assumir aquilo que escrevo e que penso e que digo, sabendo quem me lê, à partida, quem sou de facto. Como diziam uns anónimos na minha caixa de comentários, confesso: sou professora e trabalho na câmara.

5 comentários:

H disse...

Melhor que ninguém, sei que é desagradável quando penetram na nossa intimidade. Que nos invadam segredos que são apenas nossos!
Mas sei que a Be(i)ja é uma mulher de carácter e princípios e que nunca na vida se escondeu de coisa nenhuma! Porque tem a coragem sofrida de encarar a vida nos olhos e assumir os seus desejos e convicções!
Depois de muitos anos, hoje posso dizer que sou amigo da pessoa que se esconde atrás do nick! E acredita que no meio da tempestade, é algo que guardo de bom dos ultimos meses!

be(i)ja disse...

Hugo, muito obrigada pelas tuas simpáticas palavras. É verdade que nas coisas importantes da vida tenho tentado ser fiel aos meus princípios e àquilo em que acredito e também tenho assumido os meus desejos e convicções, por muito caro que isso às vezes me saia. Gosto mesmo de ser assim. No entanto, confesso, às vezes escondo-me em circunstâncias que não são para ser levadas demasiado a sério (como no caso deste blogue). Mas, teres sabido manter o nosso segredo acerca dele é um bem precioso que muito te agradeço. E sim, tens razão: a nossa redescoberta foi de facto muito feliz.

Hélice in Neverland disse...

Não tem que ter a sua exposição! Os que cá vêm é porque gostam de a ler e o mais importante mesmo é manter-se fiel aos seus valores and don`t matter what they say...

be(i)ja disse...

Hélice - Realmente tem razão. Fiz este post e mostrei estar insegura e preocupada, mas já reflecti sobre ele e sobre outras considerações que me fizeram acerca do anonimato, nomeadamente sobre uma lição de moral que tive que "aguentar". Não tenho porquê justificar-me. Sou livre de ser anónima, não é verdade? Quem quiser lê, quem não quiser ponha à bordinha do prato. Obrigada pelas suas palavras.

H disse...

Agora estou escandalizado! Decepcionado! E mais palavras caras que agora "nã me alembro"!
Este sempre foi um blogue familiar, bem escrito, com alto nível de decÊncia e a senhora Dona agora diz estas coisas?!!
Quem não gosta põe na bordinha?!!! Isso admite-se a uma Senhora?!!!
Está mesmo na idade da perversão!!!