domingo, 18 de julho de 2010

pensamento de domingo

Fico contente quando vejo atrás de um balcão de Mc Donald's uma série de mocinhas com aparelhos nos dentes. Quem diz aí diz na Bersha, na Stradivarius, na Springfield, na Optimus, na Tmn, na Vodafone. É isso e borbulhas na cara dos moços.
Constatei isto hoje. E pensei: ninguém que trabalha ali ganha ordenado suficiente para pagar um aparelho, donde deduzi que se tratava de rapaziada na casa dos pais, estudantes a quererem ganhar uns trocos por meia dúzia de horas dobrando blusas, servindo hamburgeres, despejando lixo, fritando batatas, pregando mentiras ao telefone das grandes operadoras e registando euros nas caixas dos Belmiros e etecetera, etecetera, etecetera.
Preocupante é pensar e olhar e ver que às vezes - muitas vezes - nestes locais trabalham mulheres e homens de família feitos, com filhos a cargo, horas infinitas de pé a troco de salários miseráveis.
Por isso, por enquanto, quanto mais moças com aparelhos nos dentes e moços bexiguentos encontrar atrás desses balcões, melhor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Exploração é exploração!!!Novos ou velhos são pessoas...FB

be(i)ja disse...

Tem razão! Exploração é exploração, mas antes passageira e sazonal que irremediavelmente instalada. Há quem defenda que empresas como o Modelo ou call center da PT foram grandes mais-valias para Beja, pois criaram postos de trabalho. Não chego a tanto não senhor. É como lhe digo: de passagem.

Anónimo disse...

É com passagens,facilitismo que se instala o definitivo...como estamos a ver..e os interesses são de tal ordem que não há partido, sindicato ou qq outro grupo de pressão que acabe com essa nojeira que é o précario, Só defende o precário quem nunca passou por ele, ou quem não faz da solidariedade uma prática, como certos intelectuais da nossa praça com trejeitos de progressistas.FB