terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vá moços e moças...obriguem-se...

Em Baleizão um treinador da equipa de futebol para incentivar os jogadores a darem o seu melhor gritava-lhes "Vá moços. Vá. Obriguem-se moços. Obriguem-se".

Há expressões alentejanas que são do melhorio. Esta é uma delas. Contudo, hoje não queria ainda falar delas, mas antes das palavras isoladas muitissimo alentejanas, muitissimo à nossa maneira.

Aventem-me umas quantas, se lhes vierem ao sentido.

Deposito entretanto aqui umas. Para começármos.
atabalhoado
plengana
trugia
rodilha
bruzéguio
busaranha
atibado
amagado
mainante
almariado
encigueirado
velhaco

7 comentários:

anademar disse...

bruzéguio, busaranha...

eu oiço isto por aqui de vez em quando

be(i)ja disse...

Obrigada, chéri. Se fores ouvindo outras, vai-me enviando...

Anónimo disse...

ora então assim seja:
"Tem avondo"
"Não andes à calma"
"Toma tino"
"Nã tarrimes ai"
"Óh é só menga..."
"Amagadinho"
"Atibadinho"
"Tatita tá tão apaixonada, que dá dó..."(signifa está triste)


E por hoje chega...
Amanhã há mais :-)

Beijooooooooooo

be(i)ja disse...

Anónima - Vê-se logo que és tu pelo despistamento. Eu pedia palavras e não expressões. Mas... vá. Vai coleccionando que eu amanhã faço outro post só para elas. Das palavritas vou aproveitar duas: amagado e atibado (como é que eu me tinha esquecido desta última?).

Anónimo disse...

...dah...queres o quê!Tu já conheçes a peça...
:-)

Anónimo disse...

Mais uma:
tissanito

be(i)ja disse...

Anónimo - Obrigada. Isto é tão divertido! Mande-me mais.