terça-feira, 3 de novembro de 2009

Uma vergonha nacional


Foi publicado o mais recente relatório sobre os recursos humanos nos municípios portugueses, da responsabilidade da Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL).


Os dados apurados, referentes ao ano de 2008, revelam que perto de 20% dos trabalhadores e trabalhadoras das autarquias têm vínculo precário. Concretamente, segundo estes números cerca de 18% correspondem a contratos a prazo e 2% a recibos verdes. No total, estamos a falar de cerca de 25 mil pessoas.


Os números apurados baseiam-se no balanço social enviado pelos 308 municípios. O relatório de Caracterização de Recursos Humanos, recentemente divulgado, afirma que a 31 de Dezembro de 2008 os contratados a termo - certo ou incerto - representavam já 15,5% dos actuais 126 683 trabalhadores autárquicos. Em 2007, a percentagem era de 13%, num universo de 124 547 trabalhadores.


E em Beja? Quantos são?

Que medidas vão ser tomadas para fazer face a este descalabro?

E os tais concursos que iriam servir para colocar nos quadros os trabalhadores precários da Câmara Municpal de Beja... o que é feito? Sim! Porque era para isso que os concursos serviam e não para dar trabalho a desempregados como aludia o anterior executivo. Quanto não ganhariam se tivessem sido honestos! Já tinham pensado nisso?

Sem comentários: