segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Planos

Hoje é dia 23 de Novembro. Amanhã é dia 24. De Novembro. E de amanhã a um mês é Natal. Falta muito ou quase nada. E nós somos muitos ou quase nenhuns. Perto daquilo que já fomos. E nesse dia gostamos de estar juntos. Como, aliás, em todos. Comer e beber bastante. Fazer contagem decrescente até à meia-noite. Abrir as prendas. O costume. Aquilo que penso que acontece um pouco por todo o Mundo, no mesmo dia e à mesma hora.
Mas, este ano porque a crise também nos bateu à porta resolvemos fazer algo diferente para a contornar: um sorteio. Já tínhamos tentado noutro ano, mas agora foi mais a sério. Então, a técnica consitiu no seguinte: as crianças escreveram os nomes dos adultos todos em pequenos papeizinhos e depositaram-nos numa caixa. Depois, a caixa circulou de mão em mão e cada um de nós retirou o seu papel. Eu darei a prenda àquela pessoa que me calhou em sorte. E apenas àquela. Assim, em vez de dar doze prendas, darei só cinco: uma a cada uma das crianças (que ficaram de fora do sorteio) e outra ao meu familiar secreto que terá, na hora de desenbrulhar o presente, que adivinhar quem lho ofereceu.
Também já combinámos as comidas. A anfitriã faz o perú, eu e a minha irmã o bacalhau, as minhas cunhadas os doces.
Hoje ainda é 23 de Novembro. Amanhã é 24. De Novembro. E de amanhã a um mês é Natal. Falta muito ou quase nada, mas eu já penso nele....

Sem comentários: