quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Férias - dia décimo segundo

"Eu tenho uma amiga chamada Maria lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá". É uma das músicas de Camané e pode bem ser o início deste texto.
A minha amiga tornou-se migrante. Foi-se embora, deu de frosques, abalou de Beja já vai fazer dois anos. No primeiro voltava à terra amíude. A razão mais do justificada era a presença do então namorado. Mas, uma vez terminada a relação, a minha amiga começou a conter-se, a minimizar-se, a descontar-se nas idas a Beja. De há um ano para cá ditou como regra que só visitaria a cidade, a amiga que sou eu, e os outros amigos, nos eventos. Assim, foi vê-la nas Andarilhas (uma vez), na Passagem de Ano (duas vezes), no concerto do Sérgio Godinho (três vezes), no concerto dos Caracol Blues e na performance Tudo Menos o Silêncio (quatro vezes), nas comemorações do 25 de Abril (cinco vezes), na Ovibeja (seis vezes) e numa festa de Família (sete vezes). Não é que lhe leve a mal... não é isso. Não é que eu pense que ela prefira as festas a estar comigo só por estar. Não. Não é isso! Mas... é que eu gostava mesmo é que ela me visitasse sem motivo aparente, sem pretexto, sem desculpas e mesmo com 40 graus à sombra.
E é o que ela vai fazer hoje. Lá, lá, lá, lá.
Nota: Por hoje estou em Beja porque ontem vim trabalhar, mas amanhã rumarei novamente a Sul. As férias ainda não acabaram.

Sem comentários: