quinta-feira, 30 de julho de 2009

Redes virtuais...são sociais?

Bill Gates teve que desistir de participar na rede virtual Facebook e o acontecimento foi objecto de notícia no Público e certamente em muitos outros jornais pelo Mundo fora. Gates alegou que havia 10 mil pessoas a tentarem adicioná-lo como "amigo". "Aquilo dava demasiado trabalho, por isso desisti", justificou o homem da Microsoft.
Quanto ao fenómeno, um estudioso das redes sociais afirma “acredito que os problemas que levaram Gates a desistir são muito semelhantes aos problemas que o utilizador médio do Facebook enfrenta. Esses problemas são a mistura de conteúdos (trabalho, família, vida pessoal) e o excesso de informação inerente ao facto de termos muitas pessoas a interagirem num único sítio”.
Bom, na verdade, penso que o que leva muitas pessoas a aderir seja precisamente o vazio instalado quer no que diz respeito ao trabalho, quer à família, logo à própria vida pessoal.
Como adepta tardia e relutante da primeira rede social existente, o Hi5, e também desta de que agora tanto se fala, a Facebook, admito que o que me levou à adesão foi, um pouco, uma questão de moda, mas também a convicção forte (publicitada por outros) de que ambas as plataformas seriam meios propícios ao encontro de - não direi amigos que esses não são nunca virtuais - mas antes conhecidos e perdidos.
E, na realidade assim foi: encontrei N pessoas que não via (mas que continuo sem ver) há muito, muito tempo e agora mantenho um contacto, pelo menos intermitente, com as mesmas. Não me acrescentaram nada de especial ao dia-a-dia, mas também não me roubaram privacidade. Não misturei assuntos de família com assuntos de trabalho e não me senti vasculhada. Apenas se aceita quem quer e existe sempre a possibilidade de remover quem já não se quer.

No trabalho até aproveitei uma destas plataformas para fazer uma apresentação da entidade, para divulgar eventos e para trocar informação em rede com parceiros. Têm, quanto a mim, mais de positivo que de negativo, estas plataformas virtuais sociais.

Sem comentários: