sábado, 13 de junho de 2009

Estereótipos e preconceitos


Foi por pura curiosidade que comecei a comprar o jornal "i". Aliás, o primeiro exemplar que li foi-me oferecido. Agora compro-o com regularidade mas apenas ao fim-de-semana. O meu jornal dos outros dias é mais público. E compro o "i" ao sábado porque ele trás um suplemento (que é uma revista) chamado "nós" que é editado por Pedro Rolo Duarte ex-editor da extinta belíssima revista DNA que consumia e colecciona avidamente. Todas as semanas a "nós" é dedicada a uma característica dos portugueses. Já tenho a dos criativos, a dos descobridores e a dos chicos espertos. E hoje fiquei com mais uma: a dos preguiçosos. O tema é engraçado, mas...A equipa redactorial desdobrou-se em esforços e foi falar com a Associação Nacional dos Amigos da Sesta, com a Sociedade de Apreciadores de Nuvens e deu à estampa duas crónicas, sendo uma delas escrita por um bloguista. Interessante até aqui. E interessante também pelas fotografias encenadas que tirou ao dia-a-dia de dois ou três preguiçosos. Mas, ...dizia eu lá atrás, os jornalistas cederam à tentação fácil de ir falar também - adivinhe-se com quem? - alentejanos mergulhando assim no grande estereótipo daquilo que é a preguiça. É claro que o resultado foi desastroso. A reportagem, em si mesma, tem muita falta de elemento humano, abusa dos adjectivos e de considerações do senso comum, não oferece dados quantitativos, é um mero exercício de escrita criativa em torno de um preconceito. Os lugares visitados foram Beringel, Serpa e Baleizão a que apelidaram de vila. Não gostei!
Já não consegui dormir a sesta!

Sem comentários: