domingo, 24 de agosto de 2008

Porque temos que abalar?

Temos tudo o que uma cidade deve ter! Segundo ditam as regras e as fórmulas estabelecidas para o efeito, Beja pode ter e tem Hospital e Centros de Saúde, Tribunal. Rede de Pré-Escolar. Escolas de primeiro, segundo e terceiro ciclos. Escolas Profissionais. Universidades. Politécnicos.
Instituições de apoio a pessoas com deficiência; instituições de apoio a idosos ; instituições de e para jovens; instituições de valorização e defesa do património; instituições de carácter desportivo das mais diversas modalidades; instituições de defesa dos mais variados interesses (comerciantes, industriais, empresariais, agrícolas). É verdade, Beja tem!
Infraestruturas desportivas de grande qualidade (pavilhões, piscinas, polidesportivos, campos relvados); infraestruturas culturais óptimas (galerias, museus, teatros, casas de cultura, bibliotecas), um património histórico e religioso invejável.
Comércio de pequena, média e grande dimensão. Empresas de pequena e média dimensão. Ligações ferroviárias e rodoviárias e -brevemente- também aéreas. Beja tem órgãos de comunicação social de carácter regional (rádios, jornais, revistas). Beja acolhe diversos serviços descentralizados do Estado (Conservatórias, Notários, Segurança Social, Centro de Emprego, Finanças).
E misturámos aqui entidades e responsabilidades do poder político local e central. E misturámos aqui entidades e responsabilidades do poder público e privado.
Tudo isto para mostrar que Beja reúne -nas áreas da saúde, da justiça, da acção social, da educação - todas as respostas para uma vida com qualidade.
Tudo isto para perguntar: porque temos que abalar?

Sem comentários: