quarta-feira, 29 de setembro de 2010

será que aguento?

Hoje fui oferecer-me ao Refúgio Aboím Ascenção como voluntária. Daqui a uma semana telefono e teremos uma reunião.

domingo, 26 de setembro de 2010

AGORA a MAIS de TODAS!



Prefácio à 1.ª publicação dos textos de EuFêmea
Nesta responsabilidade que me atribuí a mim mesmo de seleccionar e publicar uma resenha dos posts do EuFêmea, em número de trinta e cinco, por ocasião do 35.º aniversário da autora, deparei-me com uma tarefa muito difícil e de extrema responsabilidade, a saber: escolher, na diversidade dos textos, de muito boa qualidade, quais os que mereciam constar desta colectânea, pois colocar todos era tarefa impossível.
Que critérios utilizar?
Que faceta da autora valorizar? Dar visibilidade aos pequenos textos cheios de indignação ou aos textos maiores cheios de emoção e de perfeita construção literária?
Valorizar o bem escrito e descritivo ou o pleno de emoção e conteúdo? As recordações mais pessoais ou as relativas a uma comunidade? Estas foram algumas das dúvidas que me assaltaram.
E ainda escolher entre valorizar e das destaque aos post's...
Da mulher alentejana amante da sua terra e preterida nos empregos pela oligarquia política do partido à época nos destinos da autarquia?
Da mulher amante da produção cultural regional, magoada pela distância imposta, mas sempre atenta e solidária?
Da mulher trabalhadora, nestes anos do século XXI, com os dramas da insegurança, do desemprego e dos falsos recibos verdes?
Os da mulher da comunicação acompanhando os media da sua região e do País?
Os da mulher com os seus amigos tomando as suas dores e as suas alegrias?
Os da mulher dos livros, da leitora compulsiva e coleccionadora de literatura para a infância?
Os da mulher fêmea e feminina cheia de contradições e interrogações...
Os da filha, da mana, da sobrinha, da tia, mas e sobretudo da mulher de solidariedades e cumplicidades?
A mulher dos projectos, dos planos, das dúvidas, das incertezas, mas também de ódio às incompetências, ao carreirismo, ao oportunismo, ao facilitismo...
Estas foram outras das dificuldades que encontrei ao seleccionar os posts do blogue EuFêmea, tarefa dificultada pela emoção com que o fui seguindo ao longo destes anos, tentando escrutinar estados de alma, projectos, preocupações, mas também melhor conhecer a autora e filha do "prefaciador".
Outros farão no futuro outras escolhas, estou certo quiçá melhores, com outros critérios, mas esta é única pela carga afectiva e emocional que em si carrega.
De um total de 578 posts foram impressos 299 e algumas fotografias. É pena que ao passá-los para o papel se tenha perdido a estética de alguns deles, assim como a cor e apresentação gráfica. Na próxima edição prometemos cuidar destas lacunas.
Agora que acabei a selecção e a impressão dos posts a publicar estou confuso e com dúvidas. Será que é honesto destruncar assim um trabalho?Afinal qual foi a selecção efectuada? Nem eu sei bem. Num determinado mês era a ideia de que os mais novos iam ser os leitores previligiados do EuFêmea, mas ao fazer a selecção do mês seguinte o critério já era o de dar lugar a um texto bem escrito, bem organizado e cheio de conteúdo, para logo a seguir dar valor e destaque a informações e opiniões da terra de be(i)ja.
Seja como for aqui fica a selecção possível, sendo certo que o que não está editado em papel daria outra selecção não menos rica do que esta.
Que esta iniciativa seja um aperitivo para folhear o blogue na sua totalidade.
E porque este blogue é também um pouco da história da nossa família, ofereço um exemplar desta selecção para cada um de nós, pequenos e grandes, assim como para os recém-chegados.
Sem a tia Alice não teria conseguido acabar a tempo este trabalho: muito obrigado!
E que be(i)ja continue para seu gozo e nosso gozo o EuFêmea.
Somos assim e gostamos de o ser!
Beja, aos vinte e três de Setembro de 2010.
Pai.

sábado, 25 de setembro de 2010

AmorAMORamorAmOraMoRamoRAMOraMOr




Do alto dos seus 10 anos o João, meu sobrinho mais velho, escondeu o presente atrás das costas e chamou as duas tias dizendo "esta é uma prenda para as duas e só é completa se estiverem as duas juntas. fui eu que fiz".


Vejam a foto. Nela se lê "Tia Ana e Tia Guida fiz este presente para agradecer o amor e o carinho que me dão. espero tornar este dia ainda mais especial. feliz aniversário".


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

OBRIGADA

Fizemos um jantar bonito de sushi para a família e alguns amigos e eu recebi muitas prendas. É pena que alguns dos convidados não tenham aparecido. Senti pouco entusiasmo e alguma preguiça pelo que a sentença ficou lida "não os convidarei jamais para padrinhos ou madrinhas dos meus filhos".
Então foi assim.......
Antecipadamente uma máquina de costura para dar corpo ao meu mais recente projecto "QUEM ME DERA AMÁ-LA" (pronto já revelei);
Ferramentas de corte e costura por via do mesmo projecto;
Uma máquina Nespresso para me deliciar com cafés Roma e descafeinados;
1 kit de "A vida é bela" com alojamento para refúgios a 2 à escolha entre 225 lugares de turismo rual portugueses;
5 blusas giras;
2 vestidos igualmente giros e obscenamente curtos;
1 par de calças generosamente justas;
1 pullower para fzer toillette;
1 lenço vaporoso a condizer;
1 mala tailândesa;
2 livros do Pantagruel;
1 livro com o resultado de um estudo elaborado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), intitulado "A imprensa local e regional em Portugal";
1 livro chamado "Projecto Felicidade ou porque passei um ano a tentar cantar de manhã, a limpar os armários, a escrever um blogue, a ler os mestres e, em geral, a divertir-me mais";
1 cd do Vinicius de Moraes e Maria Creuza;
1 vela Portus Cale;
1 postal especial;
1 livro especial.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

geração rasca e à rasca

1.º a CONSTATAÇÃO: a maioria das pessoas que conheço que têm entre 35 e 40 anos de idade considera-se parte de uma geração bem sucedida e vive melhor do que os seus próprios pais e avós.

EU NÃO!

O 25 de Abril que apanhou a geração dos nossos pais a meio da vida trouxe efectivamente grandes melhorias para eles, mas sobretudo para nós! No entanto, tenho a sensação que de há cerca e 10 anos a esta parte - na altura em que nos preparávamos para dar o salto - outra revolução sucedeu fazendo tudo andar para trás silenciosamente.

Muitos dos que conheço entre os 35 e os 40 anos de idade foram, no seio das famílias, os primeiros a adquirir formação superior. No caso da minha já os meus avós a possuíam e os meus pais também. Até hoje estou para saber de que me serviu tanto background.
Posto isto, eles possuíam empregos que lhes garantiam segurança e direitos elementares.
EU NÃO!
Hoje ao fazer 35 anos percebo que pertenço a uma geração rasca e à rasca e que nisto como em tudo salvam-se as raras excepções.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

a minha casa nova

Há um ano atrás, neste dia 22 (ou melhor, corrigo), nesta noite de 22 mudei-me para a minha casa nova, dormi num colchão no chão rodeada de caixas e caixinhas e à meia-noite comecei a receber sms de parabéns!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Petições para que vos quero?

Nos últimos tempos chegam-me ao e-mail um sem número de petições provenientes dos mais variados endereços. Leio-as com atenção (a mais recente por acaso não) e subscrevo-as quando com elas concordo.
Abolição das touradas na programação da RTP; contra a pobreza e pelo ODM; plataforma geral de cultura e fim da atribuição, antes dos 65 anos, das pensões de reforma aos detentores de cargos públicos e políticos, bem como da sua acumulação - são apenas alguns exemplos das mais recentes.
A questão que coloco é a da não identificação dos impulsionadores destas subscrições. É fundamental que possamos conhecer que dá azo a. Um partido político, uma associação, o grupo da paróquia, a quercus...quem?
Depois, é preciso saber se as mesmas chegam à Assembleia da República? Qual o impacto que têm? Quem as lê? Quem as transforma em proposta de lei? Qual é o retorno desta participação civica ao que parece inconsequente?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DIÁRIO DO ALENTEJO

Primeiro cometeram aquela gaffe enorme de convidar para elementos do júri trabalhadores do próprio jornal, sendo que tinham contudo um bom critério de admissão para o cargo de direcção: o de se possuir licenciatura em ciências da comunicação/jornalismo.
Depois, vendo a asneira que haviam feito anularam o processo e- em vez de mudarem apenas os elementos do júri (pois era aí que residia a perversão) - mudaram também os critérios e passou a ser essencial ter carteira de jornalista.
Ora, como é sobejamente sabido para se ter carteira basta trabalhar um ou dois anos no ramo que a mesma é atribuída.
Conclusão:Os órgãos de comunicação de Beja relegaram mais uma vez para segundo plano a imprtante questão da formação desvalorizando-a.
Um concurso desde a primeira hora feito à medida é o que é.

domingo, 19 de setembro de 2010

Animália


"Vimos por este meio felicitá-la e agradecer-lhe pela sua primeira visita ao nosso Hospital com a Bia. Sabendo os laços fortíssimos que ligam cada pessoa ao seu animal, é nossa intenção poder contribuir para que juntos possam viver momentos de alegria, companheirismo e cumplicidade durante muitos anos.

Para qualquer dúvida que tenha, não hesite em contactar-nos. Estaremos sempre ao seu dispor."

ASSINADO: Animália, Hospital Veterinário do Baixo Alentejo.


Trabalham bem ou não estes moços? Quem é que não gosta de ser tratado assim? Vou escrever-lhes um e-mail.

sábado, 18 de setembro de 2010

sinto-me em casa

costumava comprar a El Mueble. há um conjunto de revistas que gosto de comprar de vez em quando, assim como quem sai de casa para arejar. se bem que no final me arrependa sempre, pois tudo bate demasiado certo e eu em vez de me sentir bela como aquelas mulheres sinto-me um trapo porque percebo que me falta isto, aquilo e aqueloutro. por isso a leitura desta aqui descontrai-me, nela como na vida nada é perfeito, tudo é normal, tipo anúncio da Dove com mulheres de barriguinha e rabos proeminentes. assim é esta revista que nos apresenta casas com coisas espalhadas pelo chão, pelas estantes, pelas mesas. com vida. um folhear que me faz sentir NORMAL!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Biiices

hoje a minha Bia faz 5 meses.
quando veio cá para casa ainda não tinha 2. faltava pouco. e todos e todas me avisaram: "dá-lhe só ração", "dá-lhe só leite magro", "dá-lhe leite sem lactose", enfim.
sou bem mandada. assim fiz.
o meu pai até lhe tinha comprado umas latinhas que eu trouxe quando ela veio para cá, mas acabei por oferecê-las ao Sam para ele dar à Branca.
mas...agora decorridos estes 3 meses e depois de a ver entusiasmada a lamber o meu prato de empadão que deixei na cozinha... eis que resolvi comprar-lhe umas latinhas. tal e qual como quando começamos a dar sopinhas aos bébés. de frango, de atum. de salmão.
a Bia devorou-as. adoro-as. porém...ma aimable, affable, gentile, coquette, copine, jolie, aimable, gracieuse, charmante, belle, mignonne et paresseuse féline presenteou-me com belo peido malcheiroso. ma Bia c'est realmente un bijou!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pantomineros

se eu disser à Renata que mora em Lisboa "amiga, tás por ai no fds? apetece-me ir ter contigo" e depois não fôr, não vem daí mal ao Mundo.
se Gilberto Madail disser "vamos ter o José Mourinho como treinador da selecção" e depois ele não vier, já a coisa se complica: gestão de expectativas, imagem internacional, instabilidade.
se José Sócrates disser "vamos de certeza para a frente com o TGV porque é em tempos de crise que se devem fazer os grandes investimentos" e passados uns meses recuar e disser que já não há TGV para ninguém, então senhores o que chamaremos a isto? falta de vergonha, desorientação, falta de honestidade, de seriedade, de palavra de honra.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ASTENIA

São 7 da tarde. O dia terminou no serviço, mas promete ainda ser longo.
E eu tenho uma astenia geral.
No corpo e na mente.
Na cabeça.
No cérebro.
E saio daqui e vou para uma reunião. Daquelas que nunca acabam antes da meia-noite.
Hãããããei!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

recicle: Deus Nosso Senhor agradece

lote 8 1.º frente; lote 8, 2.º esquerdo; lote 8, 3.º dto e assim sucessivamente.
meter os garrafões num saco, os pacotes de leite no outro, a garrafinha de cerveja no outro e assim sucessivamente.
gritar, injuriar, discutir, bater com as portas e assim sucessivamente.
descer as escadinhas, atravessar a estradinha e [quem me dera ter lido os Lusíadas todos e não ter esquecido aquelas onomatopeias] zás, tráz, catrapás, bum, pum, estilhaços, vidraços, cacaços a rebentar.
e assim sucessivamente.
como é bom ter uma vizinhança limpinha que faz reciclagem.
como é bom ter os vidrões na janela ao lado da mesa de cabeceira e acordar nas folgas do fim-de-semana.
zás, tráz, catarpás, bum, pum, estilhaços, vidraços, cacaços ... e assim sucessivamente.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010



Estão tão bem um para o outro...

domingo, 12 de setembro de 2010

Ala 22.1.B MULHERES
RELATÓRIO:
Funcionário 11. Encontrado material duvidoso junto da mesa de cabeceira da paciente da cama 5. Averiguar.


(ele) FÉZIO

revolucionariamente como o marxista
revisionista
camarada ilusionista
despiu-a
na dialéctica emergente
na estrutura
na orgânica
na relação
na cama
melhor dizendo no colchão
e
gemeu caprichosmante
veneno do seu ventre
militante assíduo da ortodoxia vigente
na cama outra vez
com-pa-ssa-da-mente
mente?
pau-la-ti-na-mente
mente?
crêem crer que é crente?
sim
na mulher ausente
hoje louca
encarcerada
demente.

CONSULTA N.º 8. DIÁRIA. ANÁLISE. Médico de serviços 16.

Quer decifrar as suas frases? De que falam?
(silêncio…olhar perdido na janela...mãos enrroladas uma na outra)
Do fazer amor do meu amor.
Você tem namorado?
Hoje não, mas depois tive. E antes.

RELATÓRIO: ALTA.

jubiÁbÁ

não lançava pedras. não tinha búzios. nem uma bola de cristal. tão pouco vestes compridas e coloridas e desvaidas. não sabia o que era o tarôt. não rezava, nem orava, nem pregava. acreditava na ciência. na prova. no 2+2 dá 4. não futuradivinahava. nem passadoquestionava. não podia jamais conhecer Blimunda, nem Pais de Santo nem temer a fogueira da inquisição. fora treinado, instruído, adestrado para duvidar. era um céptico. dizem ser "pessoa que seduz, cativa ou atrai pelos seus modos e beleza, um sedutor". não se mete em manigâncias. nem cenas escuras, obscuras.
mas quem?
o meu JUBIÁBÁ. há que tempos sabe-se lá!?

projectei-me nele com toda a força que tinha desconhecendo a sua opacidade e transparência e Jubiabá fez-me ver uma vida que era a minha, mas que eu ainda não tinha.

Jubiábá - feiticeiro


E se a minha irmã estivesse aqui diria "vá lá, ao menos serviu para alguma coisa".

sábado, 11 de setembro de 2010

meu jorge

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

já devia ser crescida há + tempo

Tornei-me activista da Amnistia Internacional. Por apenas seis euros por mês contribuirei para a defesa dos Direitos Humanos em Portugal e no resto do Mundo, juntando-me assim aos 12553 portugueses apoiantes desta causa.
E ainda posso participar em diversas iniciativas, campanhas, petições e outras actividades organizadas, além de que um dia tonar-me-ei voluntária e serei eu a angariar - com o meu poder de persuasão - outros apoiantes.
Para já vou destacar os postais que vêm na revista, colar-lhes um selo internacional e enviá-los para os respectivos endereços. Seguem em nome dos altos responsáveis pelos diferentes países que têm, por exemplo, prisioneiros políticos. Segundo conta a revista, quando começam a chegar aos milhares, os postais alertam as consciências, causam distúrbio e incitam à acção que outra coisa não é senão a libertação.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

a minha Bia...

...é tão querida, tão tontinha, tão safadinha.
Já gostava de se por aqui a meu lado a levar com o quentinho da ventoinha do computador e agora descobriu também o quentinho da box. Então, mete-se lá em cima, vira a cabeça para baixo e fica a espreitar os movimentos da televisão e a lançar-lhes a patinha. Hoje arranhou e despenteou o Gilberto Madail. Eh, eh.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Apetecem-me...

MAIS: preciso de coisas interessantes para LER.
please!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

com um vestinho de chita fico + bonita


Enquanto nos bairros do Porto se vivem os seus conflitos, Aurora, uma jovem que trabalha num atelier de costura vive uma história de amor. Aurora vai acabar por participar no popular Concurso do Vestido de Chita. Um dos primeiros e raros filmes portugueses feito em Cinemascope, "A Costureirinha da Sé" foi referenciado pelo "O Comércio do Porto", aquando da sua estreia,como uma história agradável, alegre, sentimental e romântica, pondo a nu as múltiplas variantes da alma popular, impetuosa e espontânea, aparentemente inamistosa, mas fundamentalmente amorável e sã”.

(sinopse do filme português A Costureirinha da Sé)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

work in progress




O projecto já tem nome, blogue (ainda em construção) e endereço de e-mail para as inúmeras encomendas que vamos receber. Já temos fotografias das "obras". Fiquem atentas, em breve daremos notícias.

domingo, 5 de setembro de 2010

Sábadábaduuuuu a passear o cú....
Dominguuuuuuuuuuuuu em transituuuuuuuuuuu
E segundáááááá em cásá
E terçá em casáááááááááá... porque é FERIADO cááááá´...

Ah, ah, ah!!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

a costureirinha e as lembranças

Como estava na margem Sul não pude deixar de me lembrar de uma série de pessoas de Beja que - tinha a certeza - andavam pelo Seixal na Festa do Avante. Lembrei-me do Paulo Ribeiro que iria actuar no palco 25 de Abril e hesitei em ir lá ter. O meu dilema era: como saio de lá? A Ritinha ainda me enviou uma mensagem "Guida, estás no Avante? Estou em Grândola vou aí ter".

Porém, já decidira atravessar o Tejo. Comi uma sandes de ovo que é coisa que só encontro em Lisboa. Isso, pataniscas e alheiras. Tudo coisinhas que fazem bem, mas a que não resisto!

De seguida, fui deleitar-me com as retrosarias. O meu pai armado em GPS ligado à internet e ao telefone e a dizer-me "Há umas na Praça da Figueira, outras na Rua dos não sei quê (não me lembro!), e centenas na Rua da Conceição". Pois foi nesse sentido que me desloquei. Encontrei, de facto, adornos de rara beleza: fitas, bordões, galões, rendas, botões. Tudo lindo!

As lojas, edifícios também "mui" belos: antigas [Aí se eu pudesse era antiga! (suspiro)]. Antigas mas bem conservadas, com paredes inteiras de gavetinhas distribuídas por cores, paredes inteiras de caixinhas de botões, montras bem desenhadas, lettrrings de outros tempos.

O Pedro era o moço ideal para fotografar isto, logo ele que "gosta de jogar com a luz, a profundidade de campo", que tem um olhar tão sensível. E nisto passo pela Embaixada Lomográfica de Lisboa. Também não me contenho e envio-lhe uma mensagem "lembrei-me de nós pseudo-fotografos, blá, blá, blá". Um sms que deu azo a umas "trocas e baldrocas" engraçadas.

Na busca da matéria-prima fui à Rua do Ouro, à chamada Feira dos Tecidos comprar trapos a retalho e descansei no Chiado ainda sem saber para onde ir.

É impressionante a quantidade de gente de quem me lembro no decorrer de um dia: ou por uma imagem, ou por um som, ou por um cheiro, ou por uma rua, ou por uma súbita saudade. Naquele instante lembrei-me da minha tia.

Eu tenho muitas tias. Irmãs da minha mãe e uma irmã do meu pai, mas aquela é a minha Tia. Telefonei-lhe e disse-lhe "lembrei-me de ti. estou aqui em Lisboa".

Quarenta e cinco minutos depois estávamos juntas e depois de muitas peripécias que ainda tivemos tempo de fazer, contei-lhe do projecto de construção das malas e eis senão quando me oferece antecipadamente uma surpreendente prenda de aniversário: uma máquina de costura.

Agora resta-me acrescentar - porque dizem que isto está tudo ligado - que em Baleizão existia a crença profunda de que quando dois amantes se queriam encontrar se espalhava que o lobisomem andava por lá o mesmo sucedendo com uma costureirinha que se ouvia no barranco que separa a aldeia nova da aldeia velha. Nessa noite era certo e sabido que toda a gente se trancava em casa e não se via vivalma.

Portanto....se escutarem o meu matraquear....

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MERDA!

Boa tarde!
Na sequência da sua inscrição no curso de Aperfeiçoamento em Edição e Produção de Jornais Diários, vimos confirmar a sua admissão.

Relembramos que o curso vai ter início na próxima segunda-feira, 6 de Setembro, no horário das 14 às 22 horas, terminando no dia 17 de Setembro de 2010.

Solicitamos confirmação da sua presença (para que, em caso de desistência, possamos atempadamente ocupar todas as vagas disponíveis).

Com os melhores cumprimentos,
-----------------------------------------------------------------
Cara Margarida,
Na sequência dos contactos anteriores, informamos que, lamentavelmente, devido à desistência de alguns inscritos, não é possível reunir o número de formandos necessário para os trabalhos do curso de "Aperfeiçoamento em Edição e Produção de Jornais Diários" decorrerem como previsto.

Assim, decidimos adiar este curso para o mês de Outubro, em data que confirmaremos logo que possível.

Lamentamos todos os inconvenientes deste adiamento e esperamos contar com a sua participação na próxima oportunidade.

P.S.: Agradecemos confirmação da recepção deste e-mail, por favor.
Com os melhores cumprimentos,

Fui seleccionada. Aí vou eu...

tu ru ru ru.
tu ru ru.

...No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Faro à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente
De Palmela a Portimão.... (faz de conta. é só para rimar)
(Fernando Pessoa/Zeca Afonso)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

materiais e matérias que fazem bem à alma



A culpa de eu me sentir hoje uma costureirinha é toda da minha irmã.
Qual Beatriz Costa "Óh chega, chega a minha agulha. Afasta, afasta o meu didal".

A minha mana aviou-se de feltros, fitas, cetins e outros adornos e, pelas noites frescas adentro, começou a construir malas. A minha mana tem jeito. Como diziam as mulheres lá na aldeia "tem jeito de mãos". Sai à sua mãe que fazia camisolas, saias e botinhas de lã, cortinados, toalhas de mesa de crochet e macramé. Nas férias, a cada noite que passava, fazia uma mala e clic com o telemóvel, enviava-me a foto para mim.

Contagiou-me. Acho que, em parte, era essa a intenção. A minha mana acha que estes trabalhos fazem bem à alma e ao espírito. Para terem bem uma noção, ela quase que me obrigou a dar um banho no mar gélido da praia de Odeceixe "para purificar a aura Priscilla". É assim uma moça esotérica, zen e ... vai dai...

...dediquei-me também aos trabalhos manuais. Sinto que a minha matéria-prima é o tecido. Ando enlevada nas retrosarias e é por isto tudo que me sinto hoje...assim...uma costureirinha.