terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Retrato de Catarina Eufémia

Da medonha saudade da medusa
que medeia entre nós e o passado
dessa palavra polvo da recusa
de um povo desgraçado.

Da palavra saudade a mais bonita
a mais prenha de pranto a mais novelo
da língua portuguesa fiz a fita encarnada
que ponho no cabelo.

Trança de trigo roxo
Catarina morrendo alpendurada
do alto de uma foice.
Soror Saudade Viva assassinada
pelas balas do sol
na culatra da noite.

Meu amor. Minha espiga. Meu herói
Meu homem. Meu rapaz. Minha mulher
de corpo inteiro como ninguém foi
de pedra e alma como ninguém quer.


José Carlos Ary dos Santos

4 jornais no distrito

O jornal eborense Diário do Sul está a preparar a sua expansão para o litoral alentejano e para o distrito de Beja. O pluralismo é sempre salutar!

Beja e Baco


Para divulgar o vinho como uma das grandes potencialidades do concelho, a autarquia de Beja vai aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A nossa Biblioteca de novo!

A nossa Biblioteca, leia-se a Biblioteca Municipal de Beja, recebe pela primeira vez em Portugal a colecção integral de artefactos do artista, docente e pedagogo espanhol José António Portillo. A exposição denomina-se "Artefactos para contar Histórias" e está patente ao público até ao próximo dia 2 de Março.

Improvisos ao Sul

Um dos blogues de jazz e música improvisada mais visitados a nível nacional é construído pelas mãos de António Brancoo, bejense que dá vida à rubrica radiofónica homónima "Improvisos ao Sul". Parabéns!

Aeoroporto de Beja

Depois do recente anúncio do Governo de que o aeroporto de Beja vai ser gerido pela empresa ANA - Aeroportos de Portugal, perguntamos: qual o futuro da EDAB? qual o seu papel daqui em diante?

Breviário das almas

Já se encontra à venda "Breviário das Almas" o novo livro de contos de Joaquim Figueira Mestre. Ilustrado pela também bejense Susa Monteiro, "Breviário das Almas" tem a chancela da Oficina do Livro e foi vencedor da 7.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca. A não perder!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

IP8 não chega a Espanha

Os presidentes das Câmaras de Beja (Francisco Santos), Serpa (João Rocha,), Moura (José Pós de Mina), Castro Verde (Francisco Duarte), Vidigueira (Manuel Narra), Barrancos (António Tereno) e Santiago do Cacém (Vítor Proença), que estiveram ausentes do acto de lançamento da obra do IP8 presidido pelo primeiro-ministro. O Jornal de Noticias adianta que as razões da ausência não foram explicadas nem comentadas, mas, podem ser duas: ou a sugestão de não comparência de cerimónias onde esteja o primeiro-ministro, por decisão superior do PCP; ou a não inclusão no IP 8, do troço entre Beja e Rosal de la Frontera, tido como essencial para as trocas comerciais entre os dois países.

Custou mas foi!

Afinal a coisa resolveu-se. Leia aqui

Parabéns!

O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHADB) foi distinguido com o Prémio Vasco Vilalva 2008, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. A distinção foi atribuída ao DPHADB pelo seu contributo na "defesa do património artístico da região e pelos projectos Monumentos Vivos e Festival Terras sem Sombra de Música Sacra do Baixo Alentejo".

CGTP a recibos verdes

"Casimiro Santos da União de Sindicatos do Distrito de Beja está preocupado com as alterações ao Código do Trabalho", cita a Rádio Voz da Planície. Será que ele sabe que a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, pertença da CGTP, tem os seus professores contratados a recibos verdes?

A nossa Biblioteca


A Biblioteca Municipal de Beja esteve presente no Congresso Internacional de Promoção da Leitura promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu “Clube dos Papa Livros” que apresentaram a performance “Um lugar imenso, talvez…”.

Regeneração do centro histórico!


No âmbito do programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico, Beja verá reabilitados espaços como o antigo edifício sede da Diocese, a muralha da cidade, alguns edifícios de património religioso, infra-estruturas da Câmara Municipal, parques públicos, parques de estacionamento e, ainda, a zona das Portas de Mértola, num investimento global que ronda os 9 milhões e 600 mil euros.

Até que enfim!


O Museu Rainha D.ª Leonor vai ser alvo de obras de requalificação orçadas em 2 milhões de euros, sendo metade do valor comparticipado pelo QREN e a outra metade pelas autarquias que o gerem.

Como o próprio nome indica..

Como o próprio nome indica o Conservatório Regional do Baixo Alentejo…é regional. Porque se ausentaram, então, as autarquias de Mértola e de Cuba desta entidade?

E em Beja... o que acontecerá?


Os novos valores fixados pelo Governo no início deste ano para pagamento à hora de trabalho dos médicos tarefeiros ameaçam deixar as urgências dos hospitais do País sem médicos. Baixando para cerca de metade do que era pago, o valor deixa de ser atractivo para os médicos se deslocarem ao interior. E em Beja o que acontecerá?

Para quando?


Depois da performance poética intitulada Cristal da Pele, perguntamos para quando o novo desafio de Lêndias D’Encantar incluído no ciclo “Um actor – Um músico”?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Carmo Velho e Rio Escondido: anos 60

O Rio Escondido deu lugar ao bairro alemão. O Carmo velho, por seu turno, continua crescendo, isolado e com alguns dos mesmos problemas que afectavam os bejenses nestes bairros nos idos dos anos 60. Há quarenta anos, portanto. Tão longe e tão perto!




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Novo álbum em breve

Quem não se lembra dele? O célebre vocalista dos Anonimato, essa banda que tanto projectou Beja e nos encheu de orgulho? Pois bem! É dele que falamos sim. De Paulo Ribeiro. Autor/compositor da grande maioria dos dois álbuns então gravados com esssa banda, mas também de Paulo Ribeiro vencedor do prémio Jovens Artistas da Sociedade Portuguesa de Autores ou do Paulo Ribeiro que tem actuado em duetos por esse país fora. Falamos do Paulo Ribeiro que discretamente tem vindo a conceber e a participar em espectáculos de poesia cantada como "O amor é o amor...e depois?" ou mais recentemente "Eroscópio" e falamos ainda do Paulo Ribeiro que se mantém ligado ao grupo de teatro Lêndias de Encantar onde faz a composição musical para várias peças de teatro. Falamos nele porque depois de "Aqui tão perto do Sol", seu primeiro álbum de estreia a solo, está prestes a lançar um segundo já em 2009.A não perder!
Quem quiser saber mais consulte www.myspace.com/ribeiropaulo e delicie-se com algumas das suas músicas.

I haven't got a story to tell...


Tenho uma pancada valente, uma paixão imensa por livros de literatura para a infância. Não de literatura infantil como se diz por aí. Daqueles que há uns anos (poucos) começaram a aparecer no mercado. Portugueses, mas não só. Alguns traduzidos também. Bem ilustrados, com capas bonitas, histórias maravilhosas, enfim... .
Hoje escrevo-vos de um desses livros que me foi oferecido pela Isabel, amiga do coração. Trata-se de "A tale of three little birds" e como diz a propria "existem três pequenos livros dentro do livro maior, cada um dedicado a um dos pássaros-, a história é também ela uma surpresa: três pássaros (Chiò, Chià e Chì) partilham uma gaiola em casa de um rapaz chamado Charlie. Conhecemos primeiro a história de Chiò que vivia numa árvore e foi recolhido por Charlie após ter sido atingido por um ramo; depois é a vez de Chià, capturada a meio de uma viagem e que vai parar a uma loja de animais (e mais tarde a casa de Charlie); finalmente a história de Chì, o mais pequeno dos pássaros, e que adivinhamos ser já filho de Chiò e Chià: abrimos o seu pequeno livro e duas frases bastam para recebermos um valente murro no estômago: "I haven't got a story to tell. I was born in a cage.""

Depois queixem-se!

Ainda a propósito...Alberto Ferreira, organizador da Feira de Outlet, Stocks e Reduções que terá lugar no Parque de Feiras e Exposições da cidade adianta que a adesão dos comerciantes de Beja à dita cuja não é a esperada. (Depois queixem-se!)
"A iniciativa é da Stock Light e oferece aos consumidores a possibilidade de adquirirem vestuário, calçado, têxteis lar, tapeçaria e artigos de decoração com descontos que variam entre os 50 e os 80%.".
Com esta, com os chineses e com o novo centro comercial é que eles se vão mesmo abaixo!

Bejenses roubados por comerciantes!

Será que a Associação Comercial do Distrito de Beja continua a querer implementar a instalação de um sistema de videovigilância para promover a segurança e evitar os assaltos nas principais zonas comerciais da cidade?
Com a crise à porta há sérios riscos de vermos alguém a querer roubar, mas neste caso falamos dos próprios comerciantes de Beja que toda a vida o têm feito escandalosamente.

...foi assim...tal e qual...



Só sei que se chama Custódia. Custódia da Zefa.
É hoje a mulher que enxota os pombos do quintal com a bandeira do PCP (vizinhos já viram e já me contaram).
Ei-la na primeira pessoa, ontem como hoje, contando o assassinato de Catarina Eufémia.

Caprichos...






É de facto um Capricho que temos na cidade. Mantém-se desde 1916 já lá vão, portanto, 93 anitos. Quase um século! Durante uns tempos mais parada, noutros mais activa a Sociedade Filarmónica Capricho Bejense possui uma banda com cerca de 40 elementos com idades compreendidas entre os 9 e os 74 anos, uma vasta oferta de modalidades de dança (salão, sevilhanas e do ventre) e ainda um recentemente criado grupo de teatro. Denominado Homlet, numa clara alusão ao dramaturgo William Shakespeare autor de Hamlet, este grupo tem dinamizado a Sociedade Capricho Bejense como há muitos anos não se via. A iniciativa é de louvar e faz-nos ter saudades dos filmes outrora ali exibidos. Filmes de autor premiados em Cannes, em Veneza, em Berlim. Filmes de autor que tinham conquistado um públco muito fiel, entre o qual me incluía. Caprichos...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

É o que de melhorzinho levamos de cá!


Debati-me com ela em "de Homem para Homem" a grande BB - Beatriz Batarda


Estive com ele em "Sempre de Mim"


Fiz vários quilómetros e fui lá! Senti-lo! A esse homem híbrido, sedutor, esse cantor deveras inclassificável!

Precariedade também na Câmara? Até quando?


Feirinha "Pé de Meia" iniciativa que teve lugar durante a quadra natalicia com a intenção de colocar à venda peças feitas pelas utentes; "Tocar a Memória", projecto cuja intenção é promover a entreajuda, o intercâmbio, a auto-estima; "O Cante das Mulheres" que prtende homenagear o cante no feminino são, apenas, três exemplos de projectos que têm vindo a ser desenvolvidos pela equipa do Centro Social do Lidador. Três porque há mais!
Em que condições se encontra esta equipa de trabalho é a questão que aqui levantamos! Um administrativo, uma assistente social, duas técnicas de animação sócio-cultural, um técnico de educação fisíca... todos em condições precárias?
Afinal, o Centro comemorou recentemente um ano. Já tinha tido tempo de enquadrar estes técnicos no seu quadro. Porque esperam ainda?

Beja lidera Rede Urbana para o Património

A Câmara Municipal de Beja vai ser a entidade líder de um programa estratégico para a competetividade e inovação, denominado Rede Urbana para o Património do qual fazem parte as autarquias de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Moura e Serpa. Em que consiste? Quando poderemos ver os resultados?