terça-feira, 25 de novembro de 2008

...por correio verde!


Recebi hoje. Pelo correio. Verde. É daquelas boas surpresas! Enviada por uma amiga. Uma das autoras/ilustradoras. Moradora no Planeta Tangerina. Um atelier de onde saem trabalhos fantásticos, livros consistentes, ilustrações maravilhosas. Pesquisem...vale a pena!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Condenados pela casa amarela. Se fosse vermelha...


Quem é que me dá um feed-back da peça "Condenados", a última estreia dos Arte Pública? E, já agora, quem é que me diz onde é que fica essa Casa Amarela de que eles tanto falam? Inaugurou com esta estreia ou estou mesmo muito desactualizada? (Gostava de saber para a puder visitar). Obrigada.
Mas , mais importante que tudo isso: é verdade que a Câmara Municipal tinha protocolado com o Ministério da Cultura e os Arte Pública um apoio a este projecto (espaço) e que falhou ao prometido? Será que é caso para dizer que este grupo faz mesmo parte dos "Condenados"do PCP?

Até já!

Há 12 dias que não dou o "ar da minha graça". Perdão aos poucos que me seguem, mas fazer candidaturas de programação para um ano inteiro não é "pêra doce". Rouba-nos muito tempo. Ele é contas de cachet's, contas de deslocações, contas de alimentação, contas de logística, contas de produção e de equipas técnicas, tudo, tudo ao pormenor. Depois é justificar cada projecto, cada ideia nova, qual o público-alvo a atingir e através de que planos de comunicação, com que actividades e com que objectivos. Trataram-se, portanto, de dias intensos a preparar a candidatura aos apoios do Ministério da Cultura que é quem me paga o ordenadinho!
Estive atenta aos comentários e a seu tempo responderei para encerrarmos de vez o tema "Mais Alentejo". Até já!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Prémios + Alentejo: tenham vergonha!



Tem um bom grafismo (com notórias evoluções), tem uma boa fotografia - isto para falarmos da forma. Já no que concerne ao conteúdo... falemos primeiro das crónicas de opinião escritas por gente cheia de boa vontade que não ganha nada por elas, gente reconhecida nas áreas sobre as quais debita. Até aqui tudo bem.

E quanto ao estatuto editorial? O que o define? Como se define?

Tanto quanto sei e posso comprovar (lendo-a) esta revista mais não faz do que ir atrás dos seus interesses publicitários, publicando temas (sejam notícias, entrevistas ou reportagens) que dizem respeito a uma autarquia, por exemplo, se a própria se comprometer a anunciar uma festa ou romaria local. Não é o interesse do leitor, a pertinência dos temas que urge colocar em prmeiro lugar. Quem dita as regras e os alinhamentos desta revista são os seus anunciantes.

Mas há mais! Atente-se à ficha técnica e contem-se os jornalistas que por lá já passaram sem nunca constituirem equipa, assim como as secretárias de redacção ou os comerciais. Seguros, seguros estão o editor, a fotógrafa/publicitária e o designer, vulgo, marido, mulher e filho, respectivamente.

Onde é distribuída? Quantos leitores atinge? Quantos assinantes tem? Quantas foram já as gráficas que a imprimiram e quantos calotes foram ficando por pagar? Quantas distribuidoras já lhe pegaram e quantas têm dinheiro a receber?

E lá vêm eles mais uma vez com as edições dos prémios "Mais Alentejo": tenham vergonha!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ainda as questões do turismo...

Estou na expectativa desde as onze e meia da manhã, altura em que a jornalista Ana Elias de Freitas, dizia que iria ter lugar na Rua da Ancha uma conferência de imprensa em que a Direcção Regional do Alentejo do Partido Comunista esclarecia hoje "a opinião do PCP sobre as questões do Turismo".
Não tarde são onze e meia da noite e ninguém sabe ainda de nada!

Lopes Guerreiro critica PCP (mais uma vez)

(...) "É que acontece, com frequência, com os que tendo deixado de exercer o poder têm dificuldade em conviver com a situação de outros a governar e que, por isso, abandonam a organização que integravam para constituir outras concorrentes.
Isso verifica-se, com demasiado frequência, em organizações culturais, desportivas, recreativas, sociais, sindicais, empresariais, autárquicas, políticas… Quando perdem a maioria criam organizações similares em que possam voltar a mandar.
Se essa situação é prejudicial em qualquer parte aqui, no Alentejo, ainda é mais prejudicial, porque somos poucos e quanto mais divididos mais dificuldades temos em alcançar os nossos objectivos comuns.Em vez de pretendermos impor as nossas ideias e intenções, os nossos planos e projectos a todo o custo, deveríamos antes tentar envolver e empenhar a maioria neles ou, se e enquanto não o conseguirmos, participar no que a maioria decidir.(..)"
Será que li nestes excertos de Lopes Guerreiro uma crítica à posição assumida pelas autarquias comunistas no que diz respeito à ARTA?

Lêndias d' Encantar: próxima estreia!



Ainda bem não... e zás que já nos brindam com outra!

Depois de "Nunca estive em Bagdad", que teve lugar no passado mês de Outubro, o grupo de teatro Lêndias d'Encantar estreia agora a 11 de Novembro, na sala estúdio do Pax Júlia, "As Criadas".

Estou curiosa por conhecer em palco Tanya Ruivo e Ricardo Brito, as novas aquisições!

domingo, 9 de novembro de 2008

Nova seccção: feiras!

O Diário do Alentejo on-line quase sempre está off-line. Pelo menos ultimamente. Porém, nas raras vezes que consegui aceder-lhe notei uma "inovação". Terá sido ideia do novo director? Depois de sub-dividido o jornal por géneros jornalísticos, como a reportagem e a entrevista,
quem se terá lembrado de, no meio das grandes secções que devem caracterizar (e bem!) um periódico, como a de economia, sociedade, cultura e desporto, quem se terá lembrado - dizia eu - de introduzir o item feiras? Hum?

ARTA: um mau começo!

Dos 47 concelhos abrangidos (dos distritos de Beja , Évora e Portalegre), 18 não aderiram à nova Área Regional de Turismo do Alentejo (ARTA), noticiava o jornal Público de sexta-feira, dia 7.
Porquê? O artigo não explicava, tendo adiantado, apenas, que as autarquias dissidentes são todas comunistas.
Então e a cidade que acolhe a ARTA - Beja - não se integra na mesma?
Alguém me explica isto? O que está por detrás disto?

As escolhas de Marcelo!

Gosto de ver "As escolhas de Marcelo". Duram o tempo certo para a minha máscara de argila fazer efeito!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Semanário sem editor de desporto

Passei só para corrigir os erros da mensagem de ontem (porque o revisor estava fora) e para dizer que o editor de desporto do meu semanário tinha acabado de ser despedido!

domingo, 2 de novembro de 2008

Uma semana na cidade: notícias!

Após um semana de interregno e de árduo trabalho regresso atenta à cidade. Se tivesse que dar
à estampa um semanário dava destaque às seguintes notícias:

1 - Um dos maiores lagares da Península Ibérica começou a laborar em Ferreira do Alentejo após um investimento estrangeiro de 3,3 milhões de euros;
2 - A Universidade Sénior aumentou o número de alunos e de disciplinas no segundo ano de funcionamento;
3 - O Agrupamento de Escolas de Santa Maria viu garantidas e reforçadas as condições de segurança que tanto reivindicava;
4 -A exposição "O Coração da Terra - Aspectos da Ruralidade na Arte Europeia", organizada pela Câmara Municipal local e pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja vai estar patente até ao próximo dia 30 de Novembro na Galeria dos Escudeiros;
5 - A GNR pode vir a garantir a segurança no aeoroporto de Beja;
6 - A Casa da Cultura de Beja abriu as inscrições para os ateliers permanetes com nova gama de ofertas;
7 - Abriu a loja Telepizza!!!!!

Mas há mais....

78- O Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento (PIDDAC) diminui em 23% no distrito de Beja segundo o Orçamento de Estado para 2009;
9 - Os quase 900 habitantes de Albernôa continuam sem cuidados médicos há mais de dois meses;
10 - O investimento no alargamento ou na reconstrução de uma nova biblioteca para a cidade não foram considerados uma prioridade pela Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos;
11 - A plantação de olival de forma intensiva ameaça o meio ambiente no Alentejo, asseguram especialistas;
12 - A construção no novo Hospital de Dia de Beja está parada há mais de 15 dias porque a Unidade de Saúde do Baixo Alentejo denunciou o contrato com o empreiteiro da obra.

E assim se resume o que se passou de relevante numa semana na cidade.